terça-feira, 1 de julho de 2014

Copa do Mundo ajudando na natureza com gols na fonte nova, Boa iniciativa.

Reuters
 - Atualizado em 

Fonte Nova: árvores se multiplicam e 




"driblam" até Fifa no estádio dos gols

Arena registra 21 gols. Projeto prevê plantio de 1.111 mudas a cada tento e conta até jogada anulada de Benzema. Expectativa agora é pelas oitavas e quartas de final


Foi como uma semente jogada na terra. O projeto Gol Verde, que promete plantar 1.111 árvores para cada gol marcado na Arena Fonte Nova, em Salvador, nasceu de forma tímida. Mas a chuva de gols no estádio serviram como fertilizante. A Holanda bateu a Espanha (5 a 1), a Alemanha deu um passeio em Portugal (4 a 0), com três gols de Thomas Müller, a França despachou a Suíça (5 a 2), e a Bósnia fez 3 a 1 no Irã. O programa, então, fincou raízes, cresceu, rendeu frutos e histórias: multiplicação de milhares de árvores com as goleadas, índios plantando a primeira muda, o questionamento sobre se a promessa seria cumprida diante do alto número, garantia do governo que sim. E até mesmo indo além do padrão Fifa: o gol marcado por Benzema aos 48 minutos do segundo tempo diante dos suíços não foi validado pelo árbitro, mas entrou para a contabilidade. E voltou a virar notícia. (Veja o gol de Benzema no vídeo ao lado).
Com isso, até o momento, contando até o gol que não valeu de Benzema, são 22 gols, ou seja, 24.442 mudas que terão que ser plantadas no Bosque Atlântico, uma reserva natural localizada no sul da Bahia. A quantidade corresponde a 22 campos de futebol reflorestados no estado. 
No dia 17 de junho, o cacique Pataxó Macuco, da Aldeia da Aroeira, realizou o plantio da primeira muda de Mata Atlântica no Porto Seguro Praia Resort, para simbolizar a inclusão dos povos indígenas no programa.
mosaico fonte nova frutos da copa (Foto: Editoria de Arte)Índio planta a primeira árvore; Benzema durante comemoração

Depois da vitória da França sobre a Suíça, o Secretário da Copa, Ney Campello, anunciou:
- Ter repercussão é essencial para nós, pois, mais do que plantar as mudas, nosso principal objetivo é alertar para a importância da preservação do meio ambiente, é conscientizar sobre a necessidade de uma convivência mais harmônica com a natureza, por isso, sentimos a vontade de celebrar e encontramos no gol não válido da França um bom gancho para marcarmos este momento.
Mais dois jogos na Fonte Nova
A quantidade de gols e a multiplicação logo ganharam os noticiários. E a Arena Fonte Nova ainda será palco de um jogo pelas oitavas (terça-feira, com Bélgica e Estados Unidos) e outro pelas quartas de final. A expectativa é de terminar a Copa sendo o estádio com a maior média de gols. 
Fonte: http://globoesporte.globo.com/ba/copa-do-mundo/noticia/2014/06/fonte-nova-arvores-se-multiplicam-e-driblam-ate-fifa-no-estadio-dos-gols.html

2 comentários:

  1. Apos o investimento do brasil de 72 milhões na fifa em 2013.. o minimo que se pode fazer é plantar arvores para esquecer os gastos desnecessários, precisamos ir em busca de um futuro mais verde

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa iniciativa. Ela não vai reparar todo o desmatamento que o Brasil sofreu e ainda sofre quando se fala em construir algo novo e moderno, mas já ameniza essa problemática do desmatamento. Agora, só basta saber se isso realmente vai acontecer! É muito fácil falar em plantar uma área equivalente a 22 campos de futebol, difícil mesmo e ver isso acontecer. Se prometeu, tem que cumprir.
    E, com relação ao comentário de Danilo, não acho que o valor gasto com a preparação do Brasil para o recebimento da copa irá ser esquecido com essa atitude e nem deve, porque, além do Brasil precisar de área verde, ele precisa de muito mais coisas, como saúde e educação que foram colocados de escanteio com todo esse clima de copa. Não estou desfavorecendo a iniciativa, nem ignorando o desmatamento, mas temos que ponderar as atitudes e consequências dos atos.

    ResponderExcluir